Dicas de Instalação

INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSTALAÇÃO DE BOMBAS

1. Instalação Hidráulica

A. Instalar a motobomba o mais próximo possível da fonte de captação de água, garantindo a ausência de sólidos em suspensão tais como: areia, galhos, folhas, pedras, etc.

B. O local de instalação da motobomba deverá ser iluminado e seco, de fácil acesso para agilizar na hora da manutenção/inspeção, com espaço suficiente para ventilação do motor.

C. Não expor a motobomba a ação do tempo, protegendo-a das intempéries (sol, chuva,poeira, umidade, etc.).

D. Fixar a motobomba sobre uma base rígida e regular (de preferência de concreto ou alvenaria), isenta de vibrações. Procure manter um pequeno declive no sentido da captação.

E. Utilizar o mínimo possível de conexões na instalação, dando preferência sempre às curvas no lugar de joelhos.

F. No caso das motobombas com bocais de rosca, sugerimos instalar (próximos aos bocais) uniões, tanto na canalização de sucção como no recalque para facilitar a montagem e desmontagem do conjunto.

G. Faça suportes para sustentar o peso das canalizações para que o mesmo não pressione a bomba.

H. Usar válvula de pé (fundo de poço) com um diâmetro superior ao da canalização de sucção. Instalar a válvula no mínimo 30 cm do fundo do local da captação, garantindo uma coluna de água sobre a válvula suficiente para não entrar ar pela mesma.

I. Na sucção usar tubo com rosca. Vedar todas as conexões com vedante apropriado, evitando assim a entrada de ar.
Obs.: Nunca roscar a tubulação de sucção além do final da rosca do bocal do caracol, evitando desta forma o travamento do rotor.

J. Quando a motobomba for instalada numa cisterna ou reservatório, mantenha uma certa distância entre a canalização de abastecimento desse reservatório e o ponto de sucção da bomba, evitando assim, a sucção de bolhas de ar.

K. Instale válvulas de retenção na tubulação de recalque a cada 20 mca desnível mais perda de carga) conforme NBR 5626/98.

L. Nunca reduza os diâmetros das tubulações (bitolas) de sucção e recalque da bomba. Utilize sempre canalização com diâmetro igual ou maior à da bomba. Os diâmetros orientativos das tubulações devem ser compatíveis com a vazão desejada.

IMPORTANTE

♦ Nas instalações onde o fornecimento de água não pode ser interrompido, torna-se obrigatório manter duas bombas em paralelo, uma em operação e outra reserva.

♦ Toda motobomba ao ser instalada sobre a laje de residências ou edificações, deverá conter proteção impermeável contra possíveis vazamentos ao longo de seu uso, no período de garantia ou fora dele.


♦ Leia atentamente todas as instruções do manual da motobomba e, em caso de dúvidas consulte um técnico especializado.